Inah de Carvalho, atriz famosa por ter interpretado a Dona Dalva, avó de Duca (Arthur Aguiar) de Malhação – Sonhos (2014), morreu aos 65 anos na noite de terça-feira (22). Quem confirmou que ela estava hospitalizada na cidade de São Paulo desde sexta-feira (18). A causa da morte foi a complicação da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). O velório acontece entre 11h e 14h30 no Crematório Vila Alpina, na zona leste da cidade.




Em conversa com Quem, o ator Diego Rodda, filho de Inah, contou que o avanço da doença foi severo. “A doença, infelizmente, é muito agressiva. [A notícia da morte] não nos pegou de surpresa porque sabíamos que o quadro era sério.”

Com trajetória na TV e nos palcos, ela havia sido recentemente premiada como Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais 2019 no Prêmio Bibi Ferreira, realizado em setembro deste ano na cidade de São Paulo. Ela conquistou o troféu por sua atuação em Billy Elliot – O Musical. No dia da premiação, a presença de Inah emocionou os convidados. “Este prêmio a deixou muito feliz. Foi um reconhecimento”, contou o filho da atriz, afirmando que a mãe sempre foi uma inspiração profissional. “Ela sempre foi uma referência para mim, desde pequeno”, afirmou Diego, atualmente envolvido com as filmagens de O Mágico Di Ó, dirigido por Pedro Vasconcellos, e rodado na Paraíba. Ele veio a São Paulo nesta quarta-feira (23) para estar presente no velório da mãe.




Apesar de estar com a saúde fragilizada, Inah continuava ativa na profissão e trabalho até a semana passada, rodando o longa-metragem A Sogra Perfeita, comédia protagonizada pela atriz Cacau Protásio. Ela teria oito diárias na produção, mas não conseguiu concluir as filmagens por ter passado mal na sexta-feira.

A notícia do falecimento da atriz foi confirmada pelos responsáveis pela premiação. “Vê-la radiante e emocionada recebendo seu mais que merecido prêmio no nosso último encontro me faz acreditar mais e mais que sempre será uma referência de ser humano”, afirmou o ator e diretor Nalin Junior.

Jeniffer Nascimento, atriz: “Acabo de receber a triste notícia de que nossa grandiosa Inah nos deixou. Como foi incrível conviver com você e aprender tanto contigo na minha primeira grande oportunidade na TV…Sol e Dona Dalva sempre serão uma dupla imbatível! Te amo! Que você faça uma linda passagem.”

Marisa Orth, atriz: “Inah, que crocodilagem! Não era pra você ir assim! Descansa em paz.”




Luís Navarro, ator: “Obrigado por todos os ensinamentos! Moramos um tempinho juntos. Ela acolheu eu e o Diego Amaral! Adorava escutar ópera com ela, falar sobre a grandiosidade de vários artistas nacionais e internacionais e principalmente falar alguma palhaçada pra escutar a sua gargalhada! Muito marcante. Obrigado por ter sido talvez uma das primeiras pessoas a acreditar no meu trabalho! Você foi um anjo que passou rapidamente e marcou eternamente. Minha primeira cena do longa A Sogra Perfeita foi com você! Isso não foi por acaso! Estou feliz por ter tido a chance de te falar tudo isso pessoalmente. Um abraço apertado aos familiares. Força! Descanse em paz.”

Diego Amaral, ator: “Obrigado por ter feito parte da minha vida e por todos os ensinamentos… Como ator, como amiga e confidente, como minha eterna vózinha postiça, na vida fictícia e na vida real! Descanse em paz.”

Carla Fioroni, atriz: “A nossa estrela Inah de Carvalho foi iluminar o céu! Há poucas semanas, eu e centenas de artistas tivemos a honra de aplaudi-la como ganhadora do Prêmio Bibi Ferreira, como melhor atriz coadjuvante do musical Billy Elliot. Estou muito triste com sua partida! Uma grande atriz de teatro, uma pessoa que enfrentou grandes dificuldades a vida toda, nessa nossa vida doida de artista! Um apelo à nova geração: conheçam os artistas veteranos, conheçam quem fez a nossa história nas artes acontecer de maneira maravilhosa! Obrigada Inah! Em nome desse mercado de trabalho ridículo que temos no Brasil, te peço desculpas… Você sempre mereceu mais, muito mais… Receba o nosso beijo e o nosso melhor aplauso! De pé….é claro!”

Inah de Carvalho e Nicholas Torres em cena de Família Addams – O Musical (Foto: Reprodução/Instagram)




Nicholas Torres, ator: “Que tristeza acordar assim. Minha Vovó Addams que me acolheu, apoiou, abraçou e me fez sorrir por diversas vezes… Meu carinho e amor pela senhora são eternos, Inah! Que esteja iluminando tudo e todos onde estiver. Vá em paz.”

Blota Filho, ator: “Morre a premiada atriz e minha querida amiga Inah de Carvalho! Recém-premiada com o troféu Bibi Ferreira melhor atriz em musical!”

Beto Sargentelli, ator: “Minha Vovó Addams, minha Vovó Elliot, minha amiga querida Inah! Estávamos lado a lado no Prêmio Bibi e ambos levamos um pra casa. Que orgulho em te ter ao meu lado e comemorarmos juntos na nossa fileira, quietinhos em oração. Grande atriz, grande cantora, grande artista. Que Deus te abençoe no cantinho dos artistas e que meu papai esteja lá te esperando de braços abertos.”

Daniel Boaventura, ator: “Nossa querida Inah de Carvalho nos deixou. Apesar da tristeza, deixo aqui um pedacinho da sua alegria, brilho, sua bondade e talento. Quero lembra-la dessa forma: plena no palco e fora dele.”

Rapha D’Lire, ator: “Um grande exemplo do ofício das artes. Brilhe muito nos outros palcos.”