O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) instalado no bairro Monte Serrat, à rua Duílio Chinarelli, 120, iniciou nesta quarta-feira, 13 de novembro, mais uma ação em prol da comunidade: o Projeto Biblioteca em Geladeira.




Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, a iniciativa tem por objetivo fomentar o interesse das crianças e adolescentes pela leitura. “Nossa intenção é propiciar momentos de convívio comunitário, fortalecendo o vínculo da população com o equipamento socioassistencial, além de promover articulação com a Rede de Serviços do Território”, destaca.

Aline também ressalta que a intenção é aproveitar essa ideia e levar o projeto para outros equipamentos da cidade.





Na prática, essa sugestão partiu da estagiária de Serviço Social, Eliete Nicácio, que enfatizou a importância de reaproveitar uma geladeira sem uso, proporcionando assim, um espaço de incentivo à leitura, reforçando o convívio familiar e comunitário, sendo uma proposta trabalhada pela Equipe Técnica do CRAS. “Os primeiros livros deste projeto foram doados por profissionais da equipe, amigos e familiares. E, agora, estamos estendendo essa parceria para à comunidade e já aceitamos doações de livros diversos, em bom estado de conservação”, diz.

De acordo com Livia Galhardi, que atua como assistente social no CRAS no Monte Serrat, a Biblioteca em Geladeira também estará à disposição de toda comunidade. “O projeto funcionará como uma verdadeira biblioteca, ou seja, o munícipe poderá retirar um livro, por meio de empréstimo, com prazo de devolução. Além do que, também aceitaremos trocas de livros”, confirma.





Saiba mais – Nesta quarta-feira, pela manhã, os alunos da EMEFEI Jardim Vitória estiveram no CRAS Monte Serrat, conheceram o projeto e tiveram a oportunidade de sugerir nomes para a iniciativa e participaram de uma roda de leitura.

O secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade, fez questão de elogiar a iniciativa na cidade. “Afinal, este projeto é muito importante, atuando como um verdadeiro estímulo à leitura, promovendo a integração das secretarias”, comenta.

Serviços – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está localizado à rua Duílio Chinarelli, 120, no bairro Monte Serrat. Para participar do projeto, basta comparecer ao local, munido de documentos pessoais e preencher o cadastro. Mais informações pelo telefone (11) 4591-3796.