Cinco pessoas, incluindo três menores de idade, foram detidas por policiais militares do 11º Batalhão em ações contra o tráfico de droga em Jundiaí, Cabreúva e Itupeva.
Em Jundiaí, a prisão foi feita no bairro da Vila Ana, explicou o tenente Iuri, da equipe do capitão Augusto José Martinelli. Segundo ele, uma equipe (sargento Leliano e soldados Rafael e Gonçalves) realizava patrulhamento na rua Jader Ribeiro da Silva, à procura do ladrão de uma brinquedoteca na rua Abílio Figueiredo, quando decidiu abordar um pedestre que agiu de maneira suspeita.



Ao ser revistado, ele estava na posse de 76 porções de maconha, já embaladas para a venda, além de determinada quantia em dinheiro. Indagado, ele confessou que fazia venda de drogas no local, escondendo os entorpecentes na cintura.
Em Cabreúva, a ação contra o tráfico foi realizada na Vila dos Mineiros por uma equipe composta pelo sargento Delgemo e soldados Pietro e Jônatas.
Iuri explicou que a informação de tráfico no local foi passada pela Câmara Municipal de Cabreúva. De acordo com a denúncia, o crime estava sendo praticado na rua Sinésio Xavier de Souza por um homem que teve aas características físicas e roupas informadas.
No local, tal pessoa foi vista segurando uma sacola. Ao notar a aproximação da viatura, o pedestre se levantou, jogou a sacola em um jardim e entrou em um bar existente nas proximidades.
Identificado como um rapaz de 18 anos, ele foi abordado pouco tempo depois e acabou confessando que havia 25 tubetes de cocaína na sacola, detalhe comprovado pelos militares. Com ele, foram achados ainda R$ 13,50 que teria recebido da venda ilícita no bairro.




Outra ação

Já em Itupeva, três adolescentes foram pegos por envolvimento com o tráfico de drogas na rua José Philomeno. Denúncia anônima levou a PM ao local, de onde o trio tentou fugir a pé.
Duas equipes (cabo Costa e soldado Gabriel, e soldados Evandro e Barnardelli) tiveram apoio de policiais do Baep na ação. Além de entorpecentes, eles encontraram dinheiro resultante da venda feita pelos menores.

Crime

O delito de tráfico de drogas tem pena de até 15 anos de reclusão, além do pagamento de multa ao Estado, e é imposto a condenados com mais de 18 anos à época da prisão em flagrante.
Já menores pegos pelo crime são apresentados à Vara da Infância e da Juventude, que decide a punição (medida socioeducativa) com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma dessas medidas, consideradas mais severas, é a internação na Fundação Casa (antiga Febem).

Fonte: Imprensa Policial