O Centro de Especialidades e Diagnósticos de Itupeva, localizado na rua Emílio Carlos Tosi, 80, no Jardim São Vicente, será utilizado como Hospital de Campanha para atender, neste período de pandemia do Coronavírus (Covid-19), os pacientes da cidade que necessitam de internação e cuidados intensivos e semi-intensivos.



O prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo Alexandre Ribeiro Mustafa, e da secretária de Saúde Luciane Cunha, esteve na manhã deste sábado, 28 de março, no Centro de Especialidades e Diagnósticos.

“O prédio é próprio da Prefeitura, fica ao lado do Ginásio de Esportes, e está sendo estruturado e equipado, além do que, serão contratados profissionais para atuarem neste período de enfrentamento ao Coronavírus. Itupeva está preparada para atender quem precisar”, explica o prefeito, Marcão Marchi.

A secretária de Saúde, Luciane Cunha, ressalta que o sistema de saúde do município foi organizado, a partir de um plano de contingenciamento, sendo que o paciente será acolhido inicialmente na Unidade Básica de Saúde. Posteriormente, mediante avaliação médica será encaminhado para o Hospital de Campanha e, conforme agravamento, poderá ser direcionado para o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Já os pacientes críticos serão encaminhados ao Hospital de Referência. “No Hospital Municipal são 27 leitos que serão destinados para atendimento do Coronavírus.


Já no Hospital de Campanha, mais 27 e numa terceira fase, no mesmo local, caso seja necessário, mais 23, totalizando 77 leitos no combate à Covid-19 em Itupeva”, ressalta.

Luciane Cunha também explica que, baseado em estudos epidemiológicos da doença, 80% da população contaminada com o Covid-19 será assintomática (não apresentará todos os sintomas: febre alta, tosse e dificuldade para respirar); 20% das pessoas serão contaminadas e poderão manifestar algum tipo de sintoma; desta quantidade, 5% necessitará de internações.

Saiba mais – Neste enfrentamento a pandemia do Coronavírus (Covid-19), o município conta com 7 respiradores e, por determinação do prefeito está adquirindo mais respiradores artificiais, oxímetro de pulso e monitor multiparamétrico.