Pesquisar

Golpista finge ser ator sul-coreano e dá prejuízo de R$ 40 mil a aposentada. Pelo menos mais 7 vítimas também denunciaram

 

O ator Park Bo-gum está sendo usado por golpista

Uma aposentada de Ribeirão Preto contou que está passando dificuldades e endividada, após ser vítima de um golpe em que uma pessoa se passou pelo ator sul-coreano Park Bo-gum. 

“Me atolei. Estou falida, negativada, minha vida está um caos. Não tenho nem o que comer, para falar a verdade. Sou aposentada e, infelizmente, caí nesse golpe”, disse ela em entrevista ao G1.

A mulher contou que é fã da cultura sul-coreana e aceitou a solicitação de um perfil que dizia ser do ator, em janeiro deste ano. Depois disso, começaram a conversar, com ela acreditando que se tratava realmente do ator. 

O golpista então disse que gostaria de vir ao Brasil para conhecê-la, mas precisava de um "empréstimo" para pagar uma multa contratual com a empresa que o agenciava. 

A vítima passou a fazer depósitos em uma conta indicada por ele, fazendo empréstimos para arcar com os custos, inclusive.

Não demorou também para o golpistas passar a fazer ameaças, dizendo que iria expor fotos íntimas da mulher, entre outras coisas.



Consulado alerta para o golpe

O Consultado-Geral da Coreia do Sul em São Paulo disse que recebeu pelo menos sete denúncias de vítimas do golpista - algumas também chegaram a depositar dinheiro.

O Consulado alerta tratar-se de um golpe, provavelmente feito por um brasileiro, já que as contas que receberam os depósitos eram de bancos no país.

O advogado Rafael Kang, que representa o órgão, disse que em contato com influenciadores brasileiros sobre a cultura coreana, a suspeita é que centenas de pessoas tenham sido vítimas, algumas só na tentativo, então se espera que surjam mais denúncias. 

Dicas

  • Desconfie de perfis de redes sociais que entram em contato apresentando-se como celebridades;
  • Artistas coreanos e agências nunca exigem quantias em dinheiro;
  • Em caso de suspeita de golpe, faça um boletim de ocorrência ou entre em contato com a Embaixada e/ou Consulado.