A Prefeitura de Jundiaí, juntamente com a Associação Agrícola de Jundiaí que tem como parceira a empresa Shammah Produções realizou, nesta terça-feira (18), no Espaço Expressa, o lançamento oficial da Festa da Uva 2023. O encontro teve o objetivo de reunir empresas interessadas em patrocinar ou expor seus produtos no evento que acontece nos meses de janeiro e fevereiro do ano que vem. O encontro teve boa adesão, principalmente de empreendedores locais.
Foi servido um coquetel e jantar aos participantes com produtos característicos de Jundiaí e disponibilizado por produtores locais, e a empresa Shammah realizou uma apresentação que mostrou dados da última Festa da Uva, realizada em 2020, que movimentou cerca de R$ 18 milhões em vendas dentro da Festa. Foram 170 expositores participantes, 200 atrações artísticas e mais de 200 mil visitantes registrados.
Estiveram presentes, além dos empresários interessados, representantes da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), além do presidente da Associação Agrícola, Renê José Tomasetto.
“A Festa da Uva é uma das datas mais importantes do Agronegócio de Jundiaí, uma vitrine da nossa produção agrícola e do turismo rural em Jundiaí, estamos ansiosos para sua volta. O formato atual foi desenhado para que a festa seja familiar e valorize a cultura e a tradição jundiaiense, principalmente em relação à produção de uvas e vinho”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
Após dois anos de paralisação por conta da pandemia, a Festa da Uva retorna no início de 2023 e espera contar com parceiros que viabilizem sua realização da melhor maneira possível. “Algumas empresas já foram contatadas e confirmaram presença, mas qualquer interessado ainda pode fazer contato com Associação Agrícola para fazer parte do evento”, reforça o gestor.
“A Festa da Uva demonstra a importância de se manter a agricultura e a atividade rural de Jundiaí ativas. São dois elementos que representam a qualidade de vida da cidade, e eventos como este, com a participação de empresas parceiras, são fundamentais para a divulgação dos nossos agricultores e produtores. Nossa uva é diferenciada e temos que valorizá-la cada vez mais”, aponta Renê José Tomasetto, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí.
A mais tradicional festa da cidade será realizada em três finais de semana: dias 19, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de janeiro e 03, 04 e 05 de fevereiro. A primeira ação da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), responsável pela organização da promoção, será a realização do concurso para a escolha da Rainha e Princesas da 38ª Festa da Uva/ 9ªExpo Vinho 2023, que terá os resultados divulgados no próximo dia 11 de novembro.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ