-

Médico Laerte Perez alerta sobre sintomas de ansiedade e como tratar



Ficar ansioso é uma reação normal do ser humano, e que surge como uma preocupação natural mediante os desafios do cotidiano. Ou seja, não há nada de errado em ter expectativa diante de um encontro com alguém ou até mesmo em uma circunstância de dificuldade no trabalho. A situação merece ser observada com atenção se esse quadro compromete a qualidade de vida e os âmbitos pessoal e profissional, impedindo você de lidar com esses desafios.

“Ansiedade é a maior queixa nos consultórios não só de psiquiatria, mas de todos os profissionais de saúde. Basicamente caracteriza-se por sensação de angústia, preocupação excessiva e alterações da qualidade de vida como alterações no sono, no peso, na sensação de bem estar. Infelizmente a maioria das pessoas que chegam no meu consultório já estão com sintomas de ansiedade que comprometem o dia a dia de tal forma levando a decisão de nós médicos em saúde mental para prescrição de sais químicos que equilibra as vias neurais, os chamados psicotrópicos”, relata o médico psiquiatra e especialista em saúde mental, Laerte Perez.

Ainda de acordo com o médico, vários são os sintomas. “Os sintomas mentais mais comuns são impaciência, irritabilidade, preocupação, nervosismo, alteração no sono, pensamentos disfuncionais como por exemplo levemente acelerados, desorganizados ou confusos. Os sintomas físicos são dos mais variados: dores em qualquer parte do corpo, especialmente no peito, simulando doença cardíaca, sensação de taquicardia e falta de ar, formigamento, tontura, aumento ou redução na vontade de comer”.

Admitir a sua presença em meio a sociedade e procurar ajuda já é uma forma de enfrentar e vencer a ansiedade. “Para lidar com a ansiedade é preciso começar compreendendo que ela existe à medida que a sociedade sofre pressão e a velocidade dos acontecimentos em nossas vidas continuavas aumentam. Portanto, não é só com você, o problema não está em você. A ansiedade é um aviso do seu sistema interior para que você olhe um pouco mais para a pessoa mais importante que existe na face dessa terra: você mesmo! Ela é um aviso interno da fonte de amor próprio dizendo para você se cuidar mais, se amar mais, pois não adianta apenas se dedicar ao trabalho se não existir uma família, e não adianta uma família se não existir você!”.


PREVENÇÃO


Laerte Perez aponta dicas simples para que seja possível controlar a ansiedade e restabelecer o equilíbrio emocional. “Prevenir a ansiedade é cuidar de si mesmo: dormir com qualidade de sete a nove horas ao dia, fazer no mínimo 150 minutos de exercícios físicos na semana, alimentar-se basicamente de legumes, verduras e frutas, dando atenção para fontes de proteína do peixe e do frango, e principalmente: olhar todos os dias no espelho e dizer “EU TE AMO”. Outra forma interessante de aprender a cuidar de si mesmo é fazer psicoterapia com um profissional qualificado e que você se sinta confortável e bem”.

“Várias técnicas de autopercepção como respiração, yoga, teatro, massagens, canto, dança, contribuem para a prevenção e cuidado da ansiedade pois lembram você que você habita em um corpo, e que, portanto, dentro deste corpo habita você!”, finaliza.


LAERTE EUGENIO PEREZ


Fundador da Silva4 Treinamentos. Médico, pós-graduado em Psiquiatria, Sub-especializado em Dependência Química e Terapia Cognitivo Comportamental Aplicada (UNIFESP); Professor em Graduação em Psicologia, e Pós-graduação em disciplinas em Neuroanatomia, Neurofisiologia, Psicoparmacologia e Psicopatologia; Aperfeiçoamento médico pela Havard Medical School (Boston/Estados Unidos); Master Practitioner em PNL Certificado pela The International Association for NLP; Trainer Training em PNL; Hipnoterapeuta Ericksoniano pela The American Board of Hypnotherapy; Treinador comportamental, há mais de 20 anos dedicado ao estudo e aplicação de métodos de aprendizado acelerado.

Filho de uma médica pediatra e de um advogado, Laerte Eugenio Perez nasceu e foi criado na cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo. Laerte Perez é o único treinador no Brasil formado em medicina e especialista em saúde mental. Viúvo, pai de três filhos, há mais de 20 anos ele dedica praticamente toda a sua vida para transformar pessoas.



Faça parte do nosso grupo de vagas de empregos no Whatspp

Grupo 1: https://chat.whatsapp.com/HeRj2NIQO6Y2Rg39cC9liH


Grupo 2: https://chat.whatsapp.com/DwZAaTIlEv7KPM9HYhEMrj


Grupo 3: https://chat.whatsapp.com/FFI6rJo8uZA0Sh5FuzwsZu


Grupo 4: https://chat.whatsapp.com/E86IOM3VPtt8wMxDCFBLyi


Grupo 5: https://chat.whatsapp.com/Fp0A6iFUwWOGVtsHvws1WL


Grupo 6: https://chat.whatsapp.com/FRWplg5Vu0JLf2J1khWcET


Grupo 7: https://chat.whatsapp.com/ICFHXZrgQAmL77eeyzvzQ2


Grupo 8: https://chat.whatsapp.com/BbUq3ZfPKvaAqH4Qwi9VB5


Grupo 9: https://chat.whatsapp.com/KFouEcwIBpdJ9DBre10jNC


Grupo 10: https://chat.whatsapp.com/JPGwSCWBqgK53476mGhGb9


Grupo 11: https://chat.whatsapp.com/E5cH3wdeb3C5uCnIUfeIxM


Grupo 12: https://chat.whatsapp.com/Ego3YgfRKGwKBOdKWxLQRJ


Grupo 13: https://chat.whatsapp.com/H3e4TGT8BpYHBMi3ixbj3M


Grupo 14: https://chat.whatsapp.com/IMMg9aIc2sxAlPPjjdjIDq


Grupo 15: https://chat.whatsapp.com/LloENEw7RiO1GLiSETRHbm


Grupo 16: https://chat.whatsapp.com/I4bW4zscPnt6QvRnuJ0lwr


Grupo 17: https://chat.whatsapp.com/DrvsrH64OcmLZ5Q0yGS69Y


Grupo 18: https://chat.whatsapp.com/Hv1QbVIsGIxICVglrFgOll


Grupo 19: https://chat.whatsapp.com/J61ckbczapTH666Yf0DIDS


Grupo 20: https://chat.whatsapp.com/LmhL1L2wTjm7Ep0jQN2ig8


Grupo 21: https://chat.whatsapp.com/BbUq3ZfPKvaAqH4Qwi9VB5


Grupo 22: https://chat.whatsapp.com/HoP4m3JhncZ4mIU97pqPBE


Grupo 23: https://chat.whatsapp.com/HICmDebQ4A30fMkJe3Fuzx


Grupo 24: https://chat.whatsapp.com/JDjH7y7Fui1GGoAvuFakoz


Grupo 25: https://chat.whatsapp.com/G19OVoEM5Ly78pkzZ02Fi2


Grupo 26: https://chat.whatsapp.com/Hv1QbVIsGIxICVglrFgOll


Grupo 27: https://chat.whatsapp.com/Jh61oeIZKia3SN7oInvXFs