As equipes do União Baiano e do América se enfrentaram na noite deste sábado (17), no Estádio Mário Milani (Campão), para decidir quem ficaria com o título da primeira divisão do Campeonato Amador de Futebol, que neste ano chegou à 35ª edição. O confronto repetiu a final de 2018 e, mais uma vez, a equipe do União Baiano ficou com o troféu. Este é o terceiro título seguido que a equipe conquista.
O secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, parabenizou os atletas. "Essa edição do campeonato é mais uma realização da gestão do prefeito Marcão Marchi e do vice-prefeito Alexandre Mustafá. O campeão é merecedor deste troféu pois se está aqui, é considerado um dos melhores. Pudemos ver ao longo das rodadas um campeonato de alto nível e com um futebol muito bem apresentado. Parabéns para a equipe do União Baiano por mais um título e, aproveito a oportunidade, para parabenizar todos os outros times", declarou o secretário.
O jogo
O primeiro lance concreto de gol aconteceu aos 9 minutos, quando a equipe do América perdeu a chance de abrir o placar - mas contou com bela defesa do goleiro do União Baiano.
Dez minutos depois, foi a vez do União Baiano levar algum perigo à área do América, mas o time acabou sendo desarmado pela linha de defesa.
Com 23 minutos de jogo, Uátila Felipe do União Baiano perdeu a oportunidade de abrir o placar, com uma falta próxima à grande área.
Pouco tempo depois, aos 25 minutos, o camisa 10 do América - Giovanni, chutou cruzado para o gol do União Baiano, mas não obteve sucesso. Três minutos depois, em jogada pela lateral direita, América avançou e chutou, mas encontrou um goleiro em noite inspirada.
Faltando apenas 4 minutos para o fim do primeiro tempo, União Baiano levou pressão ao gol adversário, com uma sequência de escanteios.
As duas equipes voltaram do intervalo de jogo dispostas a abrir o marcador do placar. Por duas vezes seguidas, próximo dos 16 minutos, o camisa 10 do América teve duas ótimas chances, mas sem sucesso.
O jogo seguiu equilibrado, com oportunidades para os dois lados. O América seguia perdendo muitos gols e o União Baiano trabalhando a bola nos pés. Mas, o placar seguiu zero a zero e o título foi decidido nos pênaltis.
Pênaltis
Nas cobranças de pênaltis todos os 10 primeiros batedores obtiveram êxito e converteram o gol. A sequência foi assim: Alberto de Paula (19 - América), Uátila Felipe (10 - União Baiano), João Vitor (21 - América), Adriano de Jesus (15 - União Baiano), Gabriel Willian (6 - América), Robério Dourado (9 - União Baiano), Júlio César (8 - América), José Sérgio de Jesus (20 - União Baiano), Giovanni Silva (10 - América) e, encerrando as cobranças, David Lima (7 - União Baiano).
Como todos converteram a primeira sequência, as cobranças passaram a ser alternadas. As duas primeiras cobranças foram convertidas por Juliano dos Santos (5 - América) e Natan da Silva (22 - União Baiano). Foi a partir da cobrança de número 13 que a história começou a ser decidida no Campão.
O goleiro do América, Jackson Costa, pediu a bola para participar das cobranças de pênaltis. Mas, acabou parando no seu colega de posição, Genivan França, goleiro do União Baiano, que acertou o canto e defendeu o chute. Na cobrança seguinte, Genivan, que até então só tinha grandes feitos com as mãos, marcou o gol e ajudou a sua equipe na conquista do tricampeonato.
"Toda a nossa equipe está de parabéns. Eu comentei no vestiário que se fosse para os pênaltis e eu conseguisse defender alguma cobrança, assumiria a responsabilidade de tentar bater um pênalti. Graças a Deus consegui e conquistamos o título", disse o goleiro Genivan, que esteve nas duas outras conquistas do União Baiano, em anos anteriores.
"Nosso time jogou muito bem, mas infelizmente, perdemos muitos gols. Tivemos erros cruciais que poderiam ter nos dado o título", declarou Manoel Henrique, técnico do América.
Premiações
Ao término da decisão foi realizado o cerimonial com as entregas de medalhas e troféus aos melhores da competição:
- Fair Play: América
- Melhor técnico: José Valdo do União Baiano
- Atleta destaque: Uátila do União Baiano
- Artilheiro: Giovanni Silva do América
- Melhor defesa: União Baiano
- 3º lugar: Olympiakos
A final deste sábado no Estádio Mário Milani também contou com a presença da vereadora Ana Paula Marciano e do vereador Lucas Schiavi (Fumacinha).
Artilheiro: Giovanni Silva do América
Atleta destaque: Uátila do União Baiano
Vice-campeão: América
Melhor técnico: José Valdo do União Baiano
Melhor defesa: União Baiano
0 Comentários