Divulgação/Guinness Book |
Aos 80 anos, depois de escalar o Monte Fuji — o pico mais elevado do Japão, com 3.776 metros de altura — Seiichi Sano pensou em um novo desafio: "Por que não começar a surfar?"
Foi assim que tudo teve início. Atualmente, aos 89 anos, o japonês foi homenageado pelo Guinness Book como o surfista mais velho do mundo. Ele tinha 88 anos e 288 dias quando o feito foi registrado em 8 de julho de 2022.
Nascido em 23 de setembro de 1933, Seiichi mudou-se para Tóquio após concluir o ensino médio e frequentou uma escola de telegrafia. Vivendo em um ambiente pós-guerra, ele aceitou uma ampla variedade de trabalhos, incluindo atuar como funcionário de cabaré e porteiro em um clube de estrangeiros.
"Não tinha qualificações nem apoio, então precisei aprender tudo por mim mesmo. Mas não tive medo", declarou ele, conforme o site do Guinness.
Posteriormente, Seiichi ingressou no setor madeireiro e abriu seu próprio negócio.
"Meu gerente de banco tinha a pele bem bronzeada. Pensei que fosse jogador de golfe, mas quando perguntei, ele sussurrou: 'Eu surfo'", relatou o japonês.
Sem tempo a perder, três dias depois, Seiichi estava à beira da praia com uma prancha de surf e uma roupa de mergulho, pronto para desfrutar do sol. Desde então, ele surfa regularmente nas ondas, mesmo durante os meses frios de inverno.
"As pessoas me dizem que surfar é perigoso, mas já tive experiências muito mais assustadoras em um carro do que em uma prancha de surfe!", afirmou o octogenário.
Embora não seja um surfista profissional, Seiichi às vezes entra no mar com sua prancha e simplesmente admira a paisagem.