Na noite desta terça-feira (13), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou o falecimento de uma adolescente de 16 anos com sintomas suspeitos de febre maculosa, elevando para quatro o número de óbitos potencialmente relacionados à doença. Além da jovem, outras três pessoas que apresentaram sintomas semelhantes também faleceram e tiveram o diagnóstico positivo para a infecção.
A adolescente era uma das participantes de uma festa realizada na Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Joaquim Egídio. Todos os casos suspeitos estão relacionados às pessoas que estiveram no evento. A paciente estava internada em um hospital particular desde o dia 9 de junho.
Amostras biológicas da adolescente foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar a presença da doença. A febre maculosa é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas principalmente por carrapatos, especialmente o carrapato estrela. Os sintomas da doença incluem dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, aparecimento de manchas na pele (exantema), diarreia e vômito. As outras três vítimas fatais são o piloto Douglas Costa, de 42 anos, sua namorada, a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e uma jovem de 28 anos.