A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí (SP) está conduzindo investigações sobre sete casos suspeitos de febre maculosa na cidade, de acordo com o comunicado divulgado na tarde de quinta-feira (15).
Entre os casos suspeitos, dois deles envolvem residentes que estiveram presentes em uma festa realizada na Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). Infelizmente, quatro pessoas que compareceram ao evento conhecido como "Feijoada do Rosa", no dia 27 de maio, faleceram devido à febre maculosa, incluindo o piloto Douglas Costa, que morava em Jundiaí (SP).
Os outros cinco casos suspeitos referem-se a moradores que relataram ter frequentado áreas verdes tanto em Jundiaí quanto em outras cidades. Amostras de sangue foram coletadas de todos os pacientes e enviadas para análise.
Além disso, na região de Jundiaí, a Vigilância Epidemiológica de Itupeva está investigando outro caso suspeito. Segundo a prefeitura, a paciente procurou assistência médica após apresentar dores de cabeça e no corpo. Vale ressaltar que ela não participou do evento em Campinas e informou aos médicos que costuma frequentar estábulos e locais com presença de carrapatos.