-

Costela no Bafo é o destaque da 17ª Festa da Família Dom Bosco, no Eloy Chaves

Não tem como passar pelas festas da Paróquia São João Bosco sem reparar numa churrasqueira gigante, feita pelos próprios voluntários do evento e que rende uma das costelas no bafo mais saborosas da região. A partir deste próximo sábado (5), a iguaria estará de volta às mesas na 17ª Festa da Família Dom Bosco, no Eloy Chaves, em Jundiaí (SP), para alegria de quem não vê a hora de degustá-la. A entrada é gratuita e o evento reserva muitas novidades neste ano.



Roberval Zequin é um dos responsáveis pela fama que a costela conquistou. O empresário é voluntário nas festas da paróquia desde 2009. Um ano depois, assumiu a coordenação da barraca junto com Valdir Bozeli, outro especialista na arte de preparar a carne. “A costela começou (a ser servida nas festas) em 2008, com o Sandro, Valdir e Ademir, que construíram também a primeira churrasqueira. Depois, por volta de 2012, o Valdir, Sandro e eu fizemos essa que é usada até hoje”, lembrou.

A churrasqueira pesa aproximadamente 100 quilos e foi construída em menos de uma semana. Ela comporta 220 quilos de costela por vez e a média de vendas por festa é de mais de meia tonelada. “Em 2015 transformamos a churrasqueira de carvão para gás de cozinha. Assim conseguimos manter melhor a temperatura no preparo, sempre constante, e também pensamos na questão ambiental”, contou.

Perguntado sobre o segredo da carne - macia a ponto de desmanchar na boca - Zequin foi enfático: “Não usamos nenhum tempero, somente sal grosso. O segredo no preparo é o tempo e a temperatura a que assamos a costela, normalmente por volta de 16 horas. A qualidade da carne também conta muito”.



Ambiente familiar


Serão três finais de semana de festa - 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de agosto - com muita comida e animação, num ambiente totalmente familiar.  “Essa é uma festa feita por famílias inteiras para as famílias da nossa comunidade. Nossos voluntários são muitas vezes pais, mães, filhos e parentes, que se dedicam nesses três finais de semana e a quem agradecemos muito por se dedicarem tanto. Convido toda a população para prestigiar”, conclamou o pároco, padre Michael Henrique dos Santos.


Quem estiver no evento vai poder saborear, ainda, porções de frango frito crocante, batata frita, polenta frita e tiras de carne; lanche de pernil desfiado; macarrão, nhoque e rondelle. Para a sobremesa, haverá doce e bebidas (suco, refrigerante, água e chope pilsen e especial). A festa reserva também espaços especiais para que os empreendedores possam apresentar produtos e serviços à população.


História - A primeira edição da Festa da Família Dom Bosco aconteceu em janeiro de 2006. A partir da segunda, o evento passou a ser anual, sempre em agosto, por conta da fundação da paróquia e também em homenagem à Semana da Família.


Atualmente, a paróquia São João Bosco conta com as comunidades Nossa Senhora de Fátima, no Medeiros; Nossa Senhora Aparecida, na Ermida; Sant'Anna, no Jardim Sarapiranga; e Nossa Senhora das Dores, no Portal do Medeiros.


SERVIÇO


17ª Festa da Família Dom Bosco


Quando? 

Dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de agosto


Que horas?

Sábados, das 18h às 22h; Domingos, das 11h às 15h


Onde?

Paróquia São João Bosco - avenida Benedito Castilho de Andrade, 1091, Eloy Chaves (próximo ao Parque Botânico)


Pago para entrar?

Não! A entrada é gratuita


Cardápio

Costela no bafo, frango frito, batata frita, polenta frita, tiras de carne, lanche de pernil desfiado, macarrão, nhoque, rondelli, doces, água, suco, refrigerante, chope pilsen e especial


FOTOS: Kleber Fernandes ou PASCOM/PSJB