Devido a um alto volume de usuários, o ChatGPT muitas vezes sofre de alguns erros de conexão em certas ocasiões. No entanto, os problemas apresentados pela ferramenta da OpenAI ontem foram mais do que isso. Embora a empresa não tenha comentado sobre a causa do motivo pelo qual o ChatGPT não tem funcionado como deveria nas últimas horas, finalmente temos a confirmação oficial da OpenAI.
Conforme confirmado por seus gerentes, as interrupções periódicas que o ChatGPT sofreu nas últimas horas foram devido a vários ataques DDoS. Na página de status do ChatGPT, eles avisam que ainda estão trabalhando nele, então você ainda pode encontrar alguns problemas de conexão.
Um grupo de hackers reivindica a responsabilidade por esses ataques
"Estamos lidando com interrupções periódicas devido a um padrão de tráfego anormal que espelha um ataque DDoS. Continuamos trabalhando para mitigar isso." Esta foi a última atualização lançada na página de status da OpenAI, confirmando que as causas dessas interrupções foram realmente devido a ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).As pessoas afetadas por esse problema verão uma mensagem no site do ChatGPT que diz o seguinte: "Algo está errado. Se esse erro persistir, entre em contato conosco por meio de nossa Central de Ajuda em help.openai.com." A mensagem comum de "Houve um erro ao gerar a resposta" também aparece.A empresa tem enfrentado certos problemas no ChatGPT e no DALL-E há vários dias. Além do ataque DDoS, sua API também foi tirada do ar, interrupções parciais e vários bugs no DALL-E.
Durante as interrupções de ontem, os usuários puderam ver a mensagem de "Estamos experimentando uma demanda excepcionalmente alta". Embora a OpenAI ainda não tenha publicado quem foi o responsável por esses ataques, um grupo de hackers já se declarou a causa deles.
Este grupo chama-se Sudão Anônimo e, de acordo com um comunicado através do Telegram, a razão para estes ataques foi que o grupo de hackers considera que o viés geral da OpenAI gira em torno de Israel e contra a Palestina, em referência à guerra bruta que está a ser travada entre os dois territórios.
"O link do ChatGPT está completamente morto agora em todo o mundo, e já há milhares de relatos em todo o Twitter e outras mídias sociais. Vamos ver se eles admitem que isso é um ataque DDOS", postaram os supostos atacantes em seu grupo no Telegram.O grupo também confirmou o uso da botnet SkyNet para realizar tais ataques. Além disso, esta não é a primeira vez que esse grupo ataca outras grandes empresas. Em junho, o Anonymous Sudan também reivindicou a responsabilidade por ataques DDoS no Outlook, OneDrive e no portal do Azure.
O grupo foi formado em janeiro de 2023, avisando que atacaria qualquer um contra o Sudão. Eles então voltaram seus ataques para organizações e empresas globais. No entanto, alguns especialistas em segurança cibernética acreditam que o grupo está ligado à Rússia.