Ponto histórico da cidade, o Centro de Jundiaí passa por um amplo processo de revitalização. O plano contempla um total de 25 propostas, como troca da iluminação para LED, intervenções urbanísticas, reforma e revitalização de praças, ações em saúde e nova unidade de atendimento, ações culturais, segurança, entre outros, respeitando a vocação e integração dos espaços públicos. Os investimentos são estimados em R$ 50 milhões.
A primeira grande entrega do plano aconteceu no dia 14 de dezembro. Em celebração ao aniversário de Jundiaí, foi inaugurado o novo Centro das Artes, que conta agora com, além da sua já tradicional e moderna Sala Glória Rocha de espetáculos, com novos ambientes, como a nova Sala Josette Feres de espetáculos, no andar térreo, e a Galeria de Exposições Olga de Brito, no piso superior, e espaços de convivência.
“O Centro das Artes marca a primeira grande entrega das ações do Plano de Revitalização, junto da nova iluminação, que já foi implementada em várias vias e outras ações de intensificação da segurança e limpeza. A revitalização proporcionará espaços de qualidade para as famílias, ou seja, fomentando o movimento das pessoas e reforçando a economia local”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A troca da iluminação avançou nos últimos meses e faz parte das ações de segurança. 426 lâmpadas em LED foram instaladas em ruas como a Rangel Pestana, Padroeira, Siqueira de Moraes, Senador Fonseca, Coronel Leme da Fonseca, Rosário e Barão do Triunfo. Ainda está prevista a implantação de mais 1.456 luminárias em 118 ruas da região. Vale ressaltar que o Centro já conta com intervenções contínuas, como a operação Centro Seguro e as abordagens sociais aos moradores de rua.
A requalificação também engloba a reforma o calçadão e a reforma das praças Governador Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto, na Matriz, Tibúrcio Estevam Siqueira, no Largo São Bento, Rui Barbosa, próxima ao Gabinete de Leitura, e da Praça D. Pedro II (“Praça das Rosas”), em frente ao Hospital São Vicente – essa última já em andamento. A pintura de guias, reformas de canteiros e de bancos, reforço na limpeza e jardinagem também seguem em andamento pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
“A revitalização do Centro atende a uma demanda de moradores e comerciantes. Quem ganha são as pessoas, os comerciantes e também o Poder Público. A troca da iluminação fortalece a segurança em toda a região central. E, a entrega do Centro das Artes, reforçará a permanência e uso pelas famílias dos espaços públicos. O projeto é amplo e, quando concluído, integrará desde o Espaço Expressa até o Terminal Central em um grande corredor de comércio, serviços e cultura para a cidade e para os turistas”, antecipa o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Espaço Expressa
Além das reformas, modernização e mudança no conceito do local, o Espaço Expressa terá um Parque Linear, como parte do plano de revitalização do Centro. O parque criará espaço aberto para o uso da população, com brinquedos naturalizados para as crianças, academia ao ar livre, espaços para meditação, entre outros.
“O projeto é amplo e, quando concluído, trará à população uma região repleta de opções para a cultura. A integração entre os equipamentos públicos do Centro, como o Expressa, Centro das Artes, Museu Solar do Barão, Polytheama e Pinacoteca, por exemplo, segue a tendência do desenvolvimento moderno das principais cidades do mundo”, comenta o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí