-

Rodeios podem retornar a Campinas: proposta avança na Câmara Municipal

Campinas pode estar a um passo de reverter a proibição de rodeios que vigora na cidade desde 2003. Um projeto de lei, que deve ser protocolado em breve na Câmara Municipal, visa legalizar a realização de rodeios e outros eventos agropecuários.

Histórico da proibição

Atualmente, os rodeios são proibidos pela Lei 11.482 de 2003, que foi posteriormente incorporada ao Estatuto Municipal de Proteção dos Animais (Lei 15.449/2017). A sanção dessa proibição ocorreu durante a gestão da então prefeita Izalene Tiene (PT), que vetou a realização de qualquer espetáculo que possa causar maus-tratos aos animais, conforme a proposta do vereador Paulo Bufalo (PSOL).

Comissão Especial de Estudos

A possibilidade de reintroduzir os rodeios em Campinas surgiu a partir de um relatório final da Comissão Especial de Estudos (CEE), criada em junho de 2023. A comissão, presidida pelo vereador Arnaldo Salvetti (MDB) e com relatoria de Otto Alejandro (PL), analisou a realização de feiras agropecuárias, exposições, leilões e rodeios na cidade.

Benefícios econômicos e sociais

Em seu relatório, Otto Alejandro argumenta que a realização de rodeios traria benefícios significativos, incluindo a geração de empregos e o fortalecimento do turismo local. “Esses eventos divulgam a imagem de Campinas em todo o Brasil e fomentam a economia”, afirmou o vereador.

Ele também ressaltou que a saúde e o bem-estar dos animais seriam garantidos por veterinários especializados durante os rodeios. “Se houvesse riscos à saúde dos animais, esses eventos não teriam sido realizados em tantas cidades do Brasil e do mundo”, acrescentou Alejandro.

Apoio da população

O vereador observou que a maioria do público nos rodeios da região metropolitana, como em Jaguariúna e Americana, é composta por campineiros. “Nós, campineiros, somos os que mais prestigiamos essas festas e eventos. Acreditamos que a população merece opções de entretenimento, como rodeios e feiras agropecuárias em nossa cidade”, concluiu.

Com a proposta em pauta, a Câmara Municipal de Campinas poderá discutir em breve o futuro dos rodeios na cidade.

Para mais atualizações sobre essa e outras notícias, siga-nos no Google News.