-

Tribunal de Contas de SP Aprova Contratação da UPA Vetor Oeste em Jundiaí

UPA Vetor Oeste atende mais de 15 mil pacientes mensalmente e realiza milhares de exames por imagem

Jundiaí — O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou, de forma unânime, a contratação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, localizada na região do Novo Horizonte, Jundiaí. Essa unidade de saúde, parte integrante da rede pública municipal, presta serviços de urgência e emergência a mais de 15 mil pessoas por mês e realiza cerca de 7 mil exames de imagem, incluindo raio-x e ultrassonografia, para toda a macrorregião Oeste.
Segundo Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, o questionamento técnico-administrativo feito pelo TCE é uma prática comum e não indica irregularidades. “Esse tipo de apontamento ocorre quando há necessidade de mais esclarecimentos sobre alguma informação técnica. Todo o contrato e os termos aditivos foram aprovados conforme esperado, pois a instituição que administra a UPA possui todas as certificações e está plenamente habilitada para gerir o serviço de saúde. Não houve uso inadequado de recursos públicos”, explicou Texera.

Atuação Durante a Pandemia de COVID-19

Desde que foi inaugurada, em dezembro de 2018, a UPA Vetor Oeste tornou-se um pilar essencial da saúde pública em Jundiaí. Durante a pandemia de COVID-19, seus 14 leitos de observação foram adaptados para internações, oferecendo tratamento a pacientes com casos graves da doença. Essa e outras medidas na rede de assistência de saúde local permitiram que todos os pacientes de Jundiaí fossem atendidos no próprio município, sem a necessidade de transferências. O gestor da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), Fernando de Souza, também ressaltou a regularidade do contrato. “O processo foi completamente revisado pelo TCE e aprovado por unanimidade, com toda a documentação necessária incluída desde o início”, afirmou. Para acompanhar mais notícias e informações sobre a saúde pública em Jundiaí, siga-nos no Google News: Itupeva Agora no Google News.