-

DIG apreende mais de 100 veículos desmanchados em operação em Itupeva

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí realizou nesta quarta-feira uma operação que resultou no fechamento de um desmanche irregular em Itupeva, com o apoio do Detran-SP. O espaço, localizado em um terreno de 5 mil metros quadrados, abrigava uma grande quantidade de peças automotivas e veículos desmontados, sem a devida documentação exigida por lei.



Mais de 100 veículos e diversas peças apreendidas

Durante a operação, os policiais civis apreenderam 104 carcaças de veículos, 50 caixas de câmbio, 10 motores e 45 caixas de direção. O local também possuía prateleiras com peças automotivas à mostra, porém nenhuma delas apresentava os selos de rastreamento fornecidos pelo Detran-SP, obrigatórios para o funcionamento legal.

De acordo com o delegado Roberto Souza Camargo Júnior, que comandou a ação, as operações de vistoria em desmanches estão sendo intensificadas para combater irregularidades. “Esses desmanches acabam fomentando crimes como roubo, furto e receptação”, destacou.

Responsável preso em flagrante

O responsável pelo desmanche foi autuado em flagrante e encaminhado ao Centro de Triagem da Polícia Civil em Campo Limpo Paulista. O Detran-SP confirmou que o estabelecimento não possuía autorização de funcionamento e que as peças comercializadas estavam sem rastreabilidade, configurando atividade ilegal.

As autoridades alertam que qualquer desmanche que opere fora das normas será alvo de sanções rigorosas. A operação reforça o compromisso da polícia em combater crimes relacionados ao comércio irregular de peças automotivas.