Uma rápida ação dos policiais militares da 1ª Companhia do 49º Batalhão de Jundiaí resultou no salvamento de uma bebê que estava engasgada no bairro Caxambu, na Comendador Antônio Borin. O episódio ocorreu quando a mãe da criança entrou em desespero ao perceber que a bebê não conseguia respirar.
Acionados para a emergência, o cabo Guedes e o soldado Marinho imediatamente se dirigiram ao local, onde iniciaram os procedimentos de desengasgo com a manobra de Heimlich.
Rapidamente, a equipe foi reforçada pelos soldados Greco e Uzeloto, que deram início à "corrida pela vida", transportando a criança na viatura até o Hospital Universitário (H.U.).Com o intuito de agilizar o atendimento, a equipe do Rádio Patrulhamento com Motos (RPM), composta pelos policiais Takeyama e Colaço, bloqueou cruzamentos movimentados, criando um “corredor” livre para a viatura de emergência, o que possibilitou uma chegada mais rápida ao hospital.
Ao chegarem ao Hospital Universitário, a médica pediatra Rose Lombardi avaliou a criança e confirmou que, graças à ação rápida e eficiente dos policiais, a bebê estava fora de perigo.
Histórico de Salvamentos
Esse não foi o primeiro caso de salvamento realizado pelos policiais do 49º Batalhão de Jundiaí. Em setembro de 2023, a equipe do Força Tática também salvou a vida de uma bebê que havia se engasgado. A mãe da criança, Giulina Tamura, expressou sua gratidão aos policiais, declarando: "Agradeço muito mesmo. Graças a esses anjos, que salvaram a vida dela. Agradeço muito."
As ações rápidas e coordenadas desses profissionais continuam a fazer a diferença na vida de muitas famílias em Jundiaí.