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Rodovia é leiloada por R$ 8 bilhões e terá pedágios de até R$ 55

A BR-262, uma das principais vias do Brasil, responsável por conectar Betim, em Minas Gerais, a Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi recentemente leiloada por R$ 8 bilhões. A concessão foi vencida pela Rotas do Brasil, que agora tem a responsabilidade de administrar e modernizar a rodovia por um período de 30 anos. Essa mudança trará significativas alterações para os motoristas, com um aumento expressivo nas tarifas de pedágio.

Novos pedágios e aumento de custos para os motoristas

Com a nova concessão, o valor dos pedágios na BR-262 sofrerá um grande aumento. O trecho, que atualmente possui uma tarifa de R$ 30,40, passará para R$ 38,39 até a conclusão de novas praças de pedágio nas cidades de Nova Serrana e Araxá, um aumento de 26,28%. Após a implementação de todas as praças previstas, o valor subirá para R$ 55,49, uma alta de 82,53% no custo total da viagem.

A nova estrutura contará com seis praças de pedágio, sendo quatro já em funcionamento e duas em construção. A praça localizada em Luz, no interior de Minas Gerais, será a mais cara da rodovia.

Descontos para usuários frequentes

Embora o aumento nos pedágios tenha gerado preocupação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que haverá descontos progressivos para os motoristas frequentes, além de tarifas reduzidas para quem utilizar os pagamentos automáticos por TAGs. Esses benefícios visam amenizar o impacto para os usuários regulares da rodovia, embora quem transite esporadicamente pague os preços completos.

Investimentos bilionários em infraestrutura

Com o contrato de concessão, a Rotas do Brasil se comprometeu a realizar investimentos de R$ 8,54 bilhões na rodovia ao longo dos próximos 30 anos. O foco será a duplicação de 44,3 km de pista e a construção de 169 km de faixas adicionais, além de melhorias no sistema de segurança viária e infraestrutura de apoio, como passarelas, pontos de ônibus e faixas para fauna, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais.

Importância estratégica para a pecuária e exportações

A BR-262, também conhecida como Rota do Zebu, é vital para a logística de exportação de produtos agropecuários, especialmente na pecuária brasileira. A revitalização da rodovia é parte de um esforço do governo para modernizar a infraestrutura viária e estimular o crescimento do setor de exportação.

O leilão de concessão e os investimentos planejados visam não apenas melhorar a qualidade da estrada, mas também atrair novos investimentos privados para o setor, com o objetivo de aumentar a competitividade do transporte terrestre no Brasil.

Os impactos das concessões privadas nas rodovias

Embora as concessões privadas estejam ajudando a modernizar a infraestrutura do país, o aumento dos pedágios levanta questões sobre a real necessidade desses ajustes. Para os motoristas locais, que utilizam a BR-262 com frequência, os custos adicionais podem pesar consideravelmente. A pergunta que fica é: o aumento nos pedágios realmente se justifica? Como as concessões privadas podem impactar a qualidade das rodovias no Brasil?

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