Um carro elétrico comercializado no Brasil, o Neta Aya, enfrentou críticas severas ao receber nota zero em um teste de colisão realizado pela ASEAN NCAP, entidade asiática que avalia a segurança veicular. Vendido por R$ 128 mil no país, o modelo apresentou graves falhas de proteção em áreas como cabeça, pescoço, peito e pernas, expondo riscos significativos para seus ocupantes.
Nota zero em segurança: o que isso significa para o Neta Aya
O teste, que simulou uma colisão frontal a 64 km/h, revelou que a estrutura do veículo é inadequada para proteger os ocupantes em acidentes. Houve deslocamento da coluna A e do volante, além de falhas críticas no sistema de retenção. Com uma pontuação geral de apenas 28,55 de 100 possíveis, o carro também recebeu avaliação zero em segurança para pedestres e motociclistas.
O modelo testado, correspondente à versão básica vendida no Brasil, conta com apenas dois airbags, freios ABS e controle de estabilidade. Recursos avançados de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma, estão disponíveis apenas na versão mais cara, de R$ 138.900.
Especificações técnicas e limitações do Neta Aya
Apesar do desempenho questionável em segurança, o Neta Aya oferece alguns recursos tecnológicos, como uma central multimídia vertical de 14,6 polegadas e câmeras de ré. O modelo possui um motor elétrico de 95 cv, bateria de 40,7 kWh e promete autonomia de 263 km, segundo o Inmetro. Com 4,07 metros de comprimento e um porta-malas de 335 litros, o veículo busca atrair consumidores interessados em carros elétricos acessíveis.
Desafios para a marca e impactos no mercado
Além da reprovação no teste de colisão, a fabricante chinesa Neta Auto enfrenta turbulências internas. Recentemente, Zhang Yong, CEO da empresa, deixou o cargo em meio a rumores e especulações. A liderança agora está nas mãos de Fang Yunzhou, fundador da marca.
Essa sequência de problemas ocorre em um momento em que a empresa busca se expandir para mercados internacionais, incluindo o Brasil. A reprovação do Neta Aya levanta questões sobre a viabilidade de seu plano de crescimento e a confiança do consumidor em veículos elétricos acessíveis, mas com limitações graves de segurança.
Segurança como prioridade
Especialistas alertam que, em um setor altamente competitivo, falhas como as do Neta Aya podem comprometer a reputação de uma marca. Em mercados como o brasileiro, onde a conscientização sobre segurança veicular está em alta, a adoção de padrões rigorosos será crucial para conquistar consumidores e garantir a sustentabilidade das operações.