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O Renascimento de um Ícone: O Novo Fiat Grande Panda e a Possibilidade do Retorno do Uno

A Fiat prepara uma grande renovação em sua linha no Brasil com a chegada do Fiat Grande Panda, um hatch que promete inovar e, possivelmente, trazer de volta um nome que marcou a história automotiva do país: Uno.



O Grande Panda, apresentado na Europa em junho, já foi flagrado em testes no Brasil, próximo à fábrica da Fiat em Betim (MG). A previsão é que o modelo chegue ao mercado brasileiro em 2026, com a missão de substituir o Mobi e o Argo, e reacender a chama do clássico Uno, conforme apontam diversas fontes, incluindo o site Terra.

Um Design que Remete ao Passado com Olhar no Futuro

Mesmo com a camuflagem utilizada nos testes, é possível notar o design marcante do Grande Panda. Inspirado no Panda original dos anos 80, o novo modelo apresenta linhas retas, faróis retangulares em LED e uma grade frontal com o logotipo da Fiat em posição diferenciada, elementos que certamente agradarão os entusiastas da marca.

As rodas, que podem chegar a 17 polegadas, e os para-lamas levemente destacados conferem um visual robusto ao hatch. Com 3,99 metros de comprimento, o Grande Panda é ligeiramente maior que o Citroën C3 brasileiro e será construído sobre a plataforma modular CMP da Stellantis. Na parte traseira, as lanternas de LED com design vertical são interligadas por um friso preto que exibe o logotipo "Panda" em alto relevo.

Uma Estratégia Global com Adaptações Locais

A Fiat busca unificar seu portfólio global, e o Grande Panda faz parte dessa estratégia. Embora cada região tenha suas particularidades, os futuros modelos compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, utilizando uma plataforma única capaz de suportar motorizações a combustão, híbridas e elétricas. No Brasil, a expectativa é que as versões híbridas flex se destaquem, atendendo às preferências do mercado local.

Interior e Especificações Técnicas: Adaptação ao Mercado Brasileiro

Enquanto o interior do Grande Panda europeu apresenta um design moderno e colorido, com painel digital integrado à central multimídia, a versão brasileira deve passar por algumas adaptações para se tornar mais acessível. É provável que o acabamento seja mais simples, com tons sóbrios como preto e cinza.

Em relação à motorização, o Fiat Grande Panda brasileiro deve contar com o motor 1.0 turbo flex, com cerca de 130 cv e sistema Bio-Hybrid de 12V, além de câmbio CVT. Também são esperadas versões com os motores 1.0 e 1.3 Firefly, atualizados para atender às novas normas do Proconve L8.

O Retorno de um Ícone: Uno?

O nome final do novo hatch ainda é incerto. Internamente conhecido como F1H e associado à nova geração do Argo, o Grande Panda tem a possibilidade de resgatar o nome Uno, conforme informações que circulam desde 2020, inclusive pelo Guia do Carro. Essa possibilidade gera grande expectativa entre os fãs da Fiat.

A chegada do Fiat Grande Panda ao Brasil está prevista para meados de 2026, prometendo não apenas o possível retorno de um nome icônico, mas também uma nova era de inovação e estilo para a marca no país. O futuro da Fiat no Brasil se mostra promissor.



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