Pesquisar

Polícia apura possível ligação entre clínica veterinária e canil clandestino fechado em Jundiaí

Quase 30 animais, entre cães e gatos, foram resgatados de um canil clandestino que operava em um antigo hotel na zona rural de Jundiaí (SP). A operação, realizada na última segunda-feira (3), resultou na prisão de um homem e em uma multa de R$ 119 mil. Agora, a Polícia Civil investiga o envolvimento de uma clínica veterinária local no caso de maus-tratos.

Condições insalubres e indícios alarmantes

No local, foram encontrados ração, medicamentos e vacinas vencidos, além de carteiras de vacinação preenchidas apenas com assinatura e carimbo de um veterinário de Jundiaí. A polícia tenta localizar o profissional para esclarecimentos. Segundo a ativista pelos direitos dos animais, Dani Fogaça, a situação era alarmante: "Um cenário de horror. Muitos animais estavam desnutridos, com anemia e feridas pelo corpo".

Entre os gatos resgatados, vários apresentavam gripe felina e problemas dentários, enquanto os cães sofriam com condições semelhantes. Os animais viviam em meio à sujeira e em estado de exploração para fins lucrativos. "É absurdo ver esses animais sendo usados até a morte nessas condições insalubres", acrescentou a ativista.

Destino dos animais resgatados

Os animais foram encaminhados para a ONG Instituto Caramelo, em Ribeirão Pires, onde estão recebendo cuidados médicos, como castração, vacinação e vermifugação. Após a recuperação, serão colocados para adoção responsável.

Desdobramentos da investigação

A operação revelou que as cadelas usadas para reprodução, chamadas de matrizes, podem ter sido retiradas do local antes da ação. A Polícia Civil trabalha para localizá-las e identificar outros possíveis envolvidos na exploração animal. Além disso, uma criança, supostamente filha do responsável pelo canil, foi encontrada no local e está sob os cuidados da mãe, após o acionamento do Conselho Tutelar.

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí informou que a empresa responsável pelo local foi autuada e que o processo está em fase de recurso. O homem preso por maus-tratos pagou fiança e foi liberado.

Como ajudar

Os interessados em ajudar os animais resgatados podem entrar em contato com o Instituto Caramelo para doações ou informações sobre adoção. O caso também reforça a importância de denunciar maus-tratos e práticas ilegais envolvendo animais às autoridades competentes.

Para mais notícias de Jundiaí e região, siga nosso canal no Google News.

```

Postar um comentário

0 Comentários