O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, tem gerado expectativas para o Oscar 2025, com The Hollywood Reporter (THR) e Vanity Fair apostando em várias indicações. Ambas as publicações, em suas previsões mais recentes, destacam o longa em pelo menos duas categorias.
Previsões da Vanity Fair
A Vanity Fair é mais otimista em relação às chances do filme. Além de acreditar em uma indicação nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (para Fernanda Torres), o veículo também coloca o filme entre os finalistas para Melhor Roteiro Adaptado. A publicação compara "Ainda Estou Aqui" com o drama "Sing Sing", sugerindo que o filme de Salles tem ganhado força, enquanto a campanha de "Sing Sing" começou a desacelerar.
Previsões do The Hollywood Reporter
O THR, embora mais cauteloso, também prevê que Fernanda Torres possa ser indicada como Melhor Atriz, junto com Melhor Filme Internacional. Além disso, a publicação coloca "Ainda Estou Aqui" como um forte concorrente para Melhor Filme, embora ainda atrás de outros favoritos como "Nickel Boys" e "A Verdadeira Dor".
Disputa por Melhor Atriz
Ambos os veículos listam Fernanda Torres como uma das principais concorrentes para a categoria de Melhor Atriz, ao lado de outras grandes atuações. Enquanto o THR inclina-se para Kate Winslet como quinta indicada, a Vanity Fair aposta em Cynthia Erivo.
Concorrentes Internacionais
Na categoria de Melhor Filme Internacional, além de "Ainda Estou Aqui", os veículos mencionam outros filmes como o francês "Emilia Pérez", o alemão "A Semente do Fruto Sagrado", o letoniano "Flow", e o irlandês "Kneecap".
Sobre o Filme
"Ainda Estou Aqui" é ambientado no Brasil de 1971, no contexto da ditadura militar, e narra a história de Eunice Paiva (vivida por Fernanda Torres), uma mulher que se torna ativista após o sequestro e desaparecimento de seu marido. O filme já foi premiado com o Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024 e conta com a participação de Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco.
O filme, que segue em cartaz nos cinemas brasileiros e já atraiu mais de três milhões de espectadores, também está disponível nos Estados Unidos desde 17 de janeiro.
A expectativa em torno do filme cresce à medida que se aproxima a temporada de premiações, e a produção brasileira já é vista como uma forte concorrente para o Oscar 2025.