Um avião de pequeno porte explodiu após ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, e parar na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). O acidente deixou o piloto morto, enquanto os outros quatro ocupantes, um casal e duas crianças, foram resgatados com vida e encaminhados ao hospital.
Como o acidente aconteceu?
A aeronave, modelo Cessna Citation 525, ultrapassou a pista do aeroporto durante a tentativa de pouso e foi parar na faixa de areia da praia, já em chamas. De acordo com a concessionária Rede VOA, responsável pelo terminal aéreo, as condições climáticas no momento eram ruins, com chuva e pista molhada.
Quem eram os ocupantes do avião?
No momento do acidente, o avião transportava cinco pessoas:
- Piloto: Paulo Seghetto, natural de Goiânia, faleceu após ser resgatado em estado grave.
- Sobreviventes: Mireylle Fries, seu marido Bruno Almeida Souza e seus dois filhos foram retirados da aeronave conscientes e encaminhados ao hospital.
Detalhes da aeronave
A aeronave, fabricada pela Cessna em 2008, tinha capacidade para sete passageiros e dois tripulantes. Apesar de estar registrada com status de aeronavegabilidade normal pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o modelo estava com operação negada para táxi aéreo.
Testemunhas relatam momentos de tensão
O acidente chocou moradores e turistas que estavam na Praia do Cruzeiro. Eduardo Gava, professor que presenciou o momento, relatou: "Eu estava de carro e vi a aeronave cruzar na minha frente. Em questão de segundos, ela explodiu. Foi aterrorizante."