Com o objetivo de facilitar o acesso à saúde para os moradores da zona rural de Jundiaí, foi criado o Consultório Avançado de Saúde, em uma parceria entre a UBS Maringá e o CREAM (Centro de Referência em Educação Ambiental), localizado no Bairro Santa Clara, que conta com um ponto de ônibus em frente.
De acordo com dados do IBGE (2022), a população rural de Jundiaí é de cerca de 16 mil pessoas, muitas das quais enfrentam dificuldades no acesso aos serviços de saúde devido à distância e problemas de transporte. Para resolver essa questão, o CREAM cedeu um espaço às quartas e sextas-feiras, onde a equipe de saúde da UBS Maringá realiza atendimentos médicos à população local.
Morador do bairro Terra Nova, Dorival Gonçalves, que teve uma perna amputada devido ao diabetes e utiliza cadeira de rodas, destaca como o novo atendimento facilitou seu acesso. “A locomoção para mim é bem difícil, sempre dependo de alguém para me locomover, e o CREAM é bem mais perto de casa. Consigo ajuda de vizinhos para comparecer às consultas para o acompanhamento da diabetes”, afirmou.
A moradora do Santa Clara, Izilda Maria da Silva, também elogiou o projeto e a equipe de saúde. “Desde o atendimento, o local, a equipe, todos estão de parabéns, são acolhedores e atenciosos. Esse projeto é muito importante para a população da zona rural, pois moramos longe de tudo. Sou muito grata, esperávamos muito por esse apoio!”, afirmou.
Desde sua implementação em julho de 2024, o Consultório Avançado de Saúde tem feito uma média de 15 a 20 atendimentos diários, totalizando aproximadamente 60 atendimentos mensais. Isso contribuiu para a redução da fila de espera na UBS e diminuiu em 20% o número de faltas. “O objetivo desse serviço é melhorar o acesso à saúde e promover a prevenção. O paciente recebe atendimento aqui e só vai à UBS se precisar de exames ou medicamentos. Para isso, ampliamos o horário de atendimento da UBS, que agora funciona de segunda a quinta-feira das 8h às 20h e às sextas-feiras das 8h às 17h”, explicou Diego Bernardes, gerente da UBS Maringá.
O prefeito Gustavo Martinelli enfatizou que, devido ao sucesso do modelo, o plano é expandir esse sistema para outras áreas da cidade, visando beneficiar um maior número de pessoas. “Esse modelo deu certo e vamos implementá-lo em bairros mais afastados. Também estamos avaliando a nova concessão do transporte público, com ajustes nas linhas para garantir mais conforto à população”, destacou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ