Cargos em tecnologia, com possibilidade de salários em dólar, estão nos sonhos dos brasileiros para o ano que entra.
A busca por recolocação no mercado e as diversas oportunidades aumentam o interesse dos brasileiros em uma carreira remota em 2025. Vagas em tecnologia, finanças, RH e marketing, por exemplo, são uma ótima aposta, pois além de trazerem oportunidades de crescimento de carreira, possuem alta demanda por parte de empresas.
Nessa busca por oportunidades remotas, vagas em empresas estrangeiras vêm como um sonho para diversos brasileiros. “A mão de obra brasileira é muito procurada por países como Estados Unidos, Itália e Inglaterra, e o modelo remoto favorece os profissionais que buscam crescimento na carreira e querem atravessar fronteiras sem sair de casa. Tudo isso ainda com a possibilidade de receber em moeda estrangeira”, comenta Samyra Ramos, gerente de marketing na Higlobe, fintech de recebimentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para os EUA.
A área de tecnologia da informação (TI), em especial, é uma das mais promissoras, dada sua expansiva evolução. Afinal, o mercado global de transformação digital deve crescer a uma taxa anual de 27,6% até 2030, segundo pesquisa da Grand View Research. Assim, a especialista orienta que quem tiver interesse em conquistar vagas remotas no próximo ano, deve se atentar para as habilidades requisitadas do setor.
Em tech, áreas que têm demandado muitas contratações são inteligência artificial, automação, serviços de TI e desenvolvimento web/e-commerce, de acordo com o Guia Salarial 2025 da Robert Half. Ainda segundo o estudo, entre as habilidades comportamentais que recrutadores dizem ser difícil de encontrar nos profissionais estão a inteligência emocional, resolução de problemas e liderança; já de skills mais técnicas, estão a automação/aprendizado de máquina, blockchain, DevOps e DevSecOps.
Tendo as expectativas do mercado em vista, a executiva da Higlobe recomenda que profissionais trabalhem hard e soft skills como as mencionadas, além de outras que podem servir no longo prazo, como inteligência emocional, business intelligence & analytics, metodologias ágeis e, principalmente, inglês corporativo. “Com as expertises em andamento, encontrar vagas remotas fica possível pela alta qualificação dos profissionais e a demanda crescente do mercado internacional”, continua.
Existem diferentes plataformas que possibilitam filtrar vagas por país e determinar para onde se deseja prestar o serviço. Algumas das indicadas por Samyra são a Upwork, Toptal, Bairesdev e Remote.ok. Além disso, muitos recrutadores procuram talentos por meio de suas publicações no LinkedIn, então é válido manter o perfil atualizado na rede.