O primeiro final de semana da tradicional Festa da Uva e Expo Vinhos de Jundiaí foi um sucesso absoluto, registrando grande público e resultados expressivos nas vendas. Além das atrações culturais e dos serviços oferecidos, o evento, considerado o maior do agronegócio e turismo da cidade, impulsiona a economia local em diversos setores, como o de guias turísticos, que atraem visitantes de várias partes do país.
“A Festa da Uva, além de valorizar nossos produtores rurais e promover o turismo rural nas rotas da cidade, movimenta outras áreas da economia no município. Pequenos e grandes empreendedores têm a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, fortalecendo a economia local”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
Durante o período da festa, os guias de turismo da região desempenham um papel essencial. Selma Ribeiro, guia de Sorocaba, compartilhou sua experiência de quatro anos trazendo grupos ao evento. “Neste fim de semana, trouxe 30 pessoas no sábado e 28 no domingo. Os turistas adoram a festa e muitos já fazem reservas para o próximo ano. Eles se encantam com os shows, as opções da praça de alimentação e o artesanato local”, comentou.
Emílio Massagardi, guia turístico em Jundiaí, também destacou o impacto positivo do evento no turismo receptivo. “Muitos visitantes chegam à Festa da Uva e ficam curiosos sobre as rotas turísticas. Durante a festa, conhecem algumas dessas rotas e depois retornam para explorá-las com mais calma. A festa realmente desperta o desejo de voltar”, afirmou.