Ramon Fiorini, campeão da Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista 2024, será o representante brasileiro no milionário rodeio do The American. A competição começou na última quinta-feira (23) e vai até sábado (25). A segunda semifinal regional do The American está sendo realizada na cidade de Lexington, no estado do Kentucky, nos Estados Unidos. Não há outro caminho para chegar ao The American, senão pelas dezenas de eliminatórias que classificam os competidores para esta semifinal. A transmissão acontece pelo Teton Ridge Plus.
A primeira foi realizada em Las Vegas, e além desta em Lexington, haverá outra em Tulsa no mês de fevereiro, ambas com participação de brasileiros. A parceria entre a Liga Nacional de Rodeio e o The American classifica os competidores brasileiros diretamente para as semifinais realizadas em três regiões (Leste, Oeste e Centro). Os melhores de cada semifinal avançam para o “Dia do Dinheiro Grande”, o The American, que será realizado este ano no dia 12 de abril em Arlington, no Texas, no Estádio do Global Field.
Quem é Ramon Fiorini?
Ramon Fiorini é filho de competidor e o rodeio sempre fez parte de sua vida. Desde pequeno, ele participou de rodeios em carneiros e brincava de montar em bezerros. Um amigo de seu pai presenteou-o com uma tralha de montaria, item fundamental para o início de sua carreira.
“Com 18 anos ganhei um carro em um campeonato regional, e um amigo do meu pai arrumou uma etapa da Liga Nacional de Rodeio em Guará, onde acabei sendo finalista e começando em alguns eventos”, relembra Ramon. “Acabei voltando para a minha região, onde ganhei outro campeonato e outro carro zero km.”
“Ano passado, eu ganhei a etapa de Bragança Paulista, organizada pela MP Eventos Marcos Pacheco, e me classifiquei para a final da Liga Nacional de Rodeio, em Barretos. Fui finalista, ficando em quarto lugar na Liga, o que me garantiu a vaga para as semifinais do The American”, explica ele. “Tive a oportunidade de vir aos Estados Unidos ano passado, estou tranquilo e com muita expectativa de fazer uma boa participação.”
“O The American é um sonho de todo competidor. É um evento que pode mudar nossa vida, então espero representar bem o Brasil e a Liga Nacional de Rodeio e conseguir avançar para o evento em Arlington”, finaliza Ramon.
Como funciona o The American?
O The American premia com um milhão de dólares todos os competidores que se classificam pelas eliminatórias. Eles se juntam com cinco convidados de cada modalidade. Porém, somente os que vieram das eliminatórias estão aptos a concorrer ao milhão de dólares.
Se o campeão em touros vindo de uma eliminatória for campeão geral, ele ganha 100 mil dólares mais um milhão de dólares. Caso outros competidores de outras modalidades também venham das eliminatórias, o prêmio de um milhão é dividido entre eles.
Exemplos de brasileiros que já brilharam no The American incluem João Ricardo Vieira, que foi campeão após passar pelas eliminatórias e ganhou 433 mil dólares, e Claudio Montanha, que seguiu o mesmo caminho e foi vice-campeão.
Próximas eliminatórias e participação brasileira
Os demais competidores brasileiros das modalidades Três Tambores, Team Roping, Breakaway Roping e touros participarão na próxima eliminatória em Tulsa, no dia 15 de fevereiro.
Texto: Eugênio José @eugeniojose
Contato: eugeniojose.com.br
Foto: JW Foto Arena