O processador do Nintendo Switch 2 não deve representar um grande obstáculo para jogos multiplataforma e ports, já que otimizações adicionais permitirão que os títulos rodem de forma satisfatória no console.
De acordo com o usuário MattAgain, do fórum Famiiboards, que é um desenvolvedor experiente da indústria de games, a CPU do Switch 2, embora seja a parte que mais difere do padrão geral do sistema, não será motivo de preocupação para os desenvolvedores. Segundo ele, nenhum estúdio que está criando um jogo do zero para o console reclamou do desempenho do processador. Pequenas críticas vieram apenas de equipes que trabalham em ports, pois será necessário um pouco mais de otimização para a CPU, enquanto os recursos gráficos se adaptam mais facilmente à GPU.
No entanto, essa otimização extra já era esperada, pois a transição de um processador x86 (mais potente e voltado para desktops e consoles como o PlayStation 5) para uma CPU ARM móvel sempre exige ajustes. De forma geral, portar um jogo do PlayStation 5 para o Nintendo Switch 2 será muito mais fácil do que portar um jogo do PlayStation 4 para o Switch original, o que é uma ótima notícia para os fãs.
O que isso significa para os jogos no Switch 2?
O fato de o Nintendo Switch 2 facilitar os ports é uma grande vantagem para os desenvolvedores terceirizados, permitindo que mais estúdios lancem seus jogos no console. Até o momento, poucos títulos foram confirmados oficialmente para o novo videogame da Nintendo, mas rumores indicam que grandes publishers estão interessadas em apoiar a plataforma.
Entre elas, a Microsoft estaria trabalhando em versões para o console de games como Microsoft Flight Simulator 2, Halo: The Master Chief Collection, Diablo IV, Fallout 4 e até Starfield. Segundo um relatório recente, praticamente todos os grandes estúdios third-party estão considerando levar seus principais jogos AAA para o sistema.
O Nintendo Switch 2 tem lançamento global previsto para o final deste ano.