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Nvidia já sabe o que vem “depois da IA”: vai apostar pesado em um setor que está vendo seu “momento ChatGPT” se aproximar

 A Nvidia, gigante mundial em design e fabricação de unidades de processamento gráfico (GPU), anunciou uma nova e ousada aposta no campo da robótica, além de seu já consolidado domínio na área de inteligência artificial (IA). Com a crescente ascensão da IA generativa, que tem sido fundamental para avanços em diversas tecnologias, a empresa vislumbra um futuro no qual a robótica, alimentada por IA, se tornará uma das suas grandes apostas.

Da IA à robótica: a nova abordagem da Nvidia
Por anos, a Nvidia tem sido sinônimo de inovação em IA, setor que atualmente representa 86% de seu faturamento. No entanto, a competição crescente de fabricantes como AMD e gigantes de tecnologia como Amazon, Microsoft e Google, que buscam reduzir sua dependência da Nvidia, motivou a empresa a diversificar suas operações. A robótica surge como a resposta estratégica da Nvidia para esse cenário competitivo.

A empresa planeja dominar o mercado de robótica com soluções Full-Stack, que abrangem desde o software necessário para treinar modelos de IA até os chips responsáveis por alimentar robôs. Segundo Deepu Talla, vice-presidente de robótica da Nvidia, a indústria está prestes a alcançar um “ponto de inflexão”. Tecnologias como IA generativa e simulações avançadas têm diminuído a lacuna entre ambientes virtuais e aplicações reais, tornando os robôs mais inteligentes e capazes de realizar tarefas de maneira autônoma.

Talla também mencionou que o setor da robótica está prestes a viver o seu “momento ChatGPT”, uma referência ao impacto revolucionário que o ChatGPT teve no setor de IA generativa. Isso indica que a Nvidia vê um grande potencial de crescimento e inovação na robótica, semelhante ao que aconteceu com o lançamento do ChatGPT.

Ferramentas e inovações tecnológicas
A Nvidia já construiu uma base sólida para sua incursão na robótica com ferramentas como os servidores DGX (essenciais para treinar modelos de IA) e a plataforma Omniverse, que simula ambientes reais de forma precisa. Essas ferramentas têm demonstrado grande eficácia em aplicações práticas, como a simulação de robôs para armazéns da Amazon, além de parcerias com empresas como Toyota e Boston Dynamics. A capacidade de treinar robôs em ambientes virtuais altamente realistas reduz custos e riscos de testes no mundo real, acelerando o desenvolvimento de robôs mais eficientes.



Lançamento do Jetson Thor e expansão no mercado de robótica
A Nvidia também se prepara para lançar o Jetson Thor, uma nova geração de computadores compactos voltados para robôs humanoides, prevista para o primeiro semestre de 2025. Este dispositivo será uma peça fundamental no avanço dos robôs de próxima geração.

O mercado global de robótica está em rápida expansão, atualmente avaliado em US$ 78 bilhões, e espera-se que atinja US$ 165 bilhões até 2029, segundo especialistas. A Nvidia está se posicionando como um jogador de longo prazo nesse mercado promissor, apoiando empresas emergentes, como a Figure AI (especializada em robôs humanoides), que recentemente foi avaliada em US$ 2,6 bilhões.

Com essa visão estratégica e inovações tecnológicas, a Nvidia parece pronta para transformar a robótica em um dos seus principais motores de crescimento, assim como fez com a IA.