A rede de saúde pública de Jundiaí oferece desde o atendimento básico a cirurgias de baixa, média e alta complexidade. Para a saúde primária a porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde. A rede conta atualmente com 31 UBS´s e 4 Clinicas da Família.
As UBS estão divididas por territórios (bairros). São peças-chave para a promoção da saúde. As unidades contam com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, administrativos e “Posso Ajudar”, além da Equipe Multiprofissional (eMulti) que é composta por assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Nas UBS são realizadas consultas das diferentes especialidades, vacinas, solicitação de exames, acompanhamento de pré-natal, retirada de medicamentos, entre outros serviços.
Além das UBS´s, a cidade também oferece serviços de média e alta complexidade. É a chamada Rede de Urgência e Emergência.
A rede de Urgência e Emergência do município de Jundiaí é formada por diversos serviços de saúde: Pronto Atendimento (PA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Pronto-Socorro Infantil, Pronto-Socorro Adulto, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC) e Programa Melhor em Casa. Cada serviço tem um papel específico na rede SUS, com diferentes perfis de atendimento. Essa divisão é necessária para atender o usuário de acordo com o grau de complexidade do caso, reduzindo o tempo de espera e permitindo que os hospitais possam se dedicar aos casos de maior gravidade.
A Rede de Urgência e Emergência do município trabalha com a política de acolhimento e classificação de risco, objetivando um melhor atendimento ao usuário.
Para saber os endereços, horário de funcionamento e os serviços oferecidos acesse:
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ